terça-feira, 29 de setembro de 2009

Esperança

Malaquias3:21

O livro de lamentações foi escrito em um contexto de grande tribulação, a destruição de Jerusalém. Fome, ruína, morte. Mediante tudo isso Jeremias declara: “... Quero trazer à memória o que me pode dar esperança...”. Os versículos seguintes mostram que mesmo diante de situação tão calamitosa, Jeremias espera confiadamente pela misericórdia de Deus, afirmando que o melhor é esperar Nele.

Na maioria das vezes, são situações aparentemente desfavoráveis que nos fazem lembrar dessa passagem. Li alguns artigos a respeito dela e percebi que a maioria de nós a usamos como um álbum de fotografia, onde registramos os momentos de bom êxito em nossa caminhada. E não acho isso errado, na verdade é muito bom nos lembrarmos e reconhecermos que Deus fez grandes coisas por nós. Porem quero também chamar à atenção para focarmos nossa esperança em Deus, independente da situação passada, afinal, a fé que Ele nos da é nosso combustível, e nossa esperança hoje precisa está baseada em sua palavra.

Trazer à memória ...

A razão da nossa fé. Cremos que através do sacrifício de Jesus o relacionamento de Deus com a humanidade foi restaurado. Jesus é o autor da vida, da nossa fé, tudo foi feito por Ele e para Ele. Hoje, somos parte do seu corpo, vocacionados a cumprir o propósito para o qual fomos chamados, anunciar Jesus, refleti-lo. Porém, apesar de a igreja existir por essas verdades, observamos que algumas pessoas estão descrentes da funcionalidade dela. Conflitos entre membros existem, em grande ou pequena proporção. Paulo chamou atenção da igreja de corinto em relação a isso. E hoje os motivos não são diferentes, são os mesmo, só que mais agravados. A igreja está esquecendo qual sua real motivação. Vemos pessoas com o orgulho ferido, o que não aconteceria se ele já estivesse morto.

O que pode me dar esperança...

O sangue de Jesus derramado na cruz não foi em vão. Sua vitória sobre a morte nos reconciliou com Deus. Somos novas criaturas, amados do Pai. Bem, isso não nos isenta de passarmos por dificuldades, mas Jesus diz: no mundo passareis por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33

: eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos...” Mateus 28:20.


Temos de observar que nossa esperança deve está focada no que há de vir. Todos os dias Deus faz grandes coisas em nossas vidas. Como diz neste mesmo capítulo:22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

"Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele." Filipenses 1:29

Um famoso equilibrista resolveu fazer sua maior façanha, atravessar as Cataratas do Niágara em um cabo de aço. Naturalmente muitas pessoas foram assistir àquele grande espetáculo que desafiava a morte. Ele com sua experiência foi vagarosamente pelo cabo até chegar do outro lado. Quando colocou seus pés no chão do outro lado, a multidão não se conteve e ele foi ovacionado por todos e, elogiando aquele grande feito diziam: “Você é o melhor, ninguém pode mais que você!”.

Então, ele subiu em um palco e teve que pedir para que a multidão parasse de gritar. Quando foi atendido, perguntou: “Quem aqui crê que eu possa voltar para o outro lado carregando uma pessoa nas costas?”Ouviram-se vozes frenéticas gritando: “Eu creio, eu creio que você é o melhor e pode tudo, eu creio”.

Ouvindo tais afirmações ele novamente pergunta: “Então quem será o primeiro?”.
O silêncio tomou conta do lugar, onde se ouvia somente o barulho das Cataratas e passos se afastando como se disessem: “Arrisque-se sozinho”.

Passagem do livro " A Mensagem Viva do Cristo" de Huberto Rohden(1893-1981),
foi um

filósofo, educador e teólogo.