quinta-feira, 30 de abril de 2009

Vai e não peques mais

João 8:1-11

"E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. E pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? "Perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele pois que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire a pedra contra ela.
Uma mulher foi surpreendida em adultério.
O texto narra Jesus no templo ensinando o povo que o seguia. Então surge dentre a multidão os escribas e fariseus acusando uma mulher que foi flagrada pecando. Certamente envergonhada e atemorizada, pois bem sabia o que lhe esperava. Que sentimentos lhe ocuparam o coração naquele instante? Em pé perante Jesus e rodeada por pessoas estranhas, esperando sua condenação: pedradas. Com que surpresa ela não deve ter recebido as palavras de Jesus a ela dirigida: "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?(João8:10). Sua resposta foi: "Ninguém, Senhor." Imediatamente Jesus diz: "Nem eu tão pouco te condeno." (João 8:11)
Uma frase que Jesus falava em várias ocasiões: vai e não peques mais...Ele falou isso a quem curou, a quem perdoou.
Mas havia uma persistência da parte dos escribas em importunar e testar Jesus com seus argumentos. No entanto, Ele os surpreendia com suas respostas, e verdades a respeito de Deus.
Uma pergunta impertinente; Vocês que são tão bons em procurar pessoas que estão caídas pelas sarjetas da vida, vocês não tem nenhum pecado semelhante ao desta mulher? A vida de vocês está isenta de tropeços? Cristo censura os hipócritas que são lenientes com os seus pecados e severos com os pecados dos outros. (Calvino)
O objetivo de eles mencionarem a lei de Moisés era apenas artifício para praticarem seus próprios desejos. É como se dissessem: mas ela pecou, e precisa pagar por isso. Em Mateus 9:13 diz; Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.A atitude de Jesus em relação aos fariseus é inversa. E o motivo é que o sentimento de justiça que o ser humano possui é distorcido por causa da sua incapacidade em julgar correctamente todas as coisas, principalmente por causa do seu pecado. A despeito deste fato, há um continuo julgar de nossa parte para com aquelas pessoas que caíram em alguma falta, seja de qual natureza for. O nosso julgamento é quase impiedoso. Muitas vezes, nós, não hesitamos em confessar os pecados do outro, mas não agimos da mesma forma com respeito a nossos pecados. Ou justificamos os nossos pelos dos outros.Ao recebermos Jesus, somos justificados e livres de toda e qualquer condenação. Somos justificados, libertos, limpos. Porém nós nos esquecemos disso, nos deixamos ser levados pelo sentimento de culpa. Nós mesmo não conseguimos nos perdoar e achamos que Deus não nos ouve mais e nos sentimos distantes. Apalavra de Deus diz que onde abundou o pecado, superabundou a graça.(Rm 8:12). E não importa de onde venha a acusação, ela não é válida. Receber o perdão de Cristo é o primeiro passo para uma transformação de vida. Ele nos convida... venha, seja livre.
Independente de ter cometido adultério, aquela mulher vivia no pecado. O adultério era mais um de tantos outros. Sua vida vazia e sem propósito buscava algo que a pudesse preencher. Devemos nos lembrar que todo homem é pecador, não é só o adúltero, o ladrão, o homicida, o alcoólatra ou o viciado. Todo homem ainda não liberto pelo sangue de Cristo, carece de se arrepender de seus pecados sejam eles quais forem.
O processo de remoção de pecados as vezes é demorado, mas por trás disso há o propósito de Deus. Os fariseus e escribas diziam a respeito da lei de Moisés, mas Jesus nos trouxe a nova lei. A do perdão. Por isso, "setenta vezes sete" é uma aprendizado. Precisamos entender o caráter de Deus: Amor, misericórdia, justiça.
"Muitas vezes permitimos que nosso coração se afaste dos propósitos do Senhor. Com o tempo, abrimos nosso coração para dúvidas, medo, falta de confiança e falta de fé. É quando o Espírito Santo, nosso Consolador, nos lembra que não devemos perder a Palavra dele de vista, pois ela é saúde e vida para nosso homem espiritual enfraquecido. É por meio dessa Palavra que aprendemos a proteger o coração das lutas de todos os dias."(Jéssica: http://abracodosenhor.blogspot.com/)
Esses poucos versículos de João 8 nos fala muito sobre o amor de Jesus, e qual seu propósito para o homem. Antes de seu sacrifício, ele demonstrara seu grande amor, misericórdia, e bondade. Jesus mesmo tendo o poder de julgar, não o fez. Quando Jesus disse: "Nem eu tão pouco te condeno; vai e não peques mais...", estava ao mesmo tempo perdoando e libertando-a para continuar sua vida. "Isto é justificação: é o ato simultâneo de perdoar e promover o pecador arrependido, do estado de condenação a salvo pela graça de Jesus. Assim, na justificação, nós recebemos o poder habilitador para viver uma vida santificada." (Gilson Medeiros)

Nenhum comentário: